O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (12). Entretanto, alta de acções da Vale (VALE3) amorteceram o tombo. Além disso, temores de pressões fiscais sobre os juros ficaram no radar e derrubam ações para todos os gostos.
Recuo de ações de peso exerce pressão negativa sobre o índice nesta quinta, dia cheio na agenda de indicadores do Brasil e dos EUA. Investidores ainda operam em compasso de cautela, à espera de novas decisões de juros na próxima semana
Segundo análise de Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, o Ibovespa caiu devido a espera dos investidores em relação às próximas decisões de juros nos EUA e no Brasil na semana que vem.
Lá fora as bolsas majoritamente sobem enquanto o Brasil se mantém mais descolado. A gente teve hoje o PPI, o Índice de Preços ao Produtor nos Estados Unidos, que trouxe o núcleo abaixo do esperado. Isso é muito bom para os juros poderem cair mesmo na semana que vem nos Estados Unidos. Ontem a gente teve o CPI também, que veio abaixo do esperado e isso foi muito bom também. E hoje a gente teve também o dado de pedidos de auxílio desemprego, que veio em linha com o esperado, sem surpresas.
Isso tudo favorece a queda dos juros lá e não dá motivos para o FED ter um posicionamento diferente do esperado pelo mercado.
A gente teve hoje o Banco Central Europeu, conforme esperado, reduzindo os juros também. Mas a Christiane Lagarde já avisou que nas próximas decisões eles vão ficar de olho nos dados a serem divulgados, não garantindo novas quedas, assim como os Estados Unidos também.
Na semana que vem, temos decisões de juros do Copom e do FED, que deixam o mercado atento. Na minha visão, não tem nada que justifique uma alta tão grande de juros aqui, ainda mais porque os EUA vai começar a reduzir juros lá. Ainda assim, devemos ter uma alta de 0,25 p.p aqui.
Papeis ligados a commodities como Vale, CSN Mineração, Usiminas e Gerdau sobem acompanhando a alta do minério de ferro lá fora. Já entre as quedas, temos papeis ligados ao varejo e consumo como Carrefour, Vivara e Magalu, que são prejudicados com a alta dos juros futuros. Bancos em queda em movimento de correção.
Confira aqui os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 134.029,43 (-0,48%)
- S&P 500: 5.595,79 (+0,75%)
- Nasdaq: 17.569,68 (+1,00%)
- Dow Jones: 41.097,04 (+0,58%)
- Dólar: R$ 5,61 (-0,56%)
- Euro: R$ 6,22 (-0,03%)