O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (10), com investidores repercutindo dados do IPCA de agosto, que mostrou uma queda bem próxima da estabilidade. Será que muda algo na reunião do Copom? Nos EUA, à espera de dados de inflação, a turma ainda tem de preocupar com o 1º debate entre Kamala e Trump.
Segundo análise de Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco, o Ibovespa em queda em dia de forte queda das commodities também reflete as baixas do petróleo e do minério de ferro, além da queda das bolsas americanas. O mercado está também atento ao debate presidencial entre Trump e Kamala que acontece hoje a noite.
Investidores também repercutem os dados do IPCA, que recuou 0,02% em agosto, registrando deflação e abaixo do consenso do mercado. Foi o primeiro dado negativo desde junho de 2023. O destaque de queda acabou ficando com Habitação devido a queda do preço da energia elétrica e Alimentação e Bebidas também em queda com o fim do El Nino e clima mais ameno, que favorece a produção de alimentos e maior oferta desses produtos como a batata-inglesa e o tomate. Já o grupo de Transportes subiu com o aumento do preço da gasolina depois de reajuste da Petrobras.
Com a deflação, a possibilidade de aumento da taxa Selic fica em aberto, já que os dados não colaboram para uma alta na taxa de juros, ainda mais com os EUA também devendo diminuir os juros neste mês. Nesse contexto, com a possibilidade de manutenção de juros aqui, o dólar se valoriza. Com isso também, ações que se beneficiam da alta do dólar como Suzano e Klabin sobem também.
Outra ação que se destaca entre as altas é a Rumo, após a companhia divulgar que o volume transportado em agosto subiu 5,49% em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre as quedas, temos ações do setor de commodities como Vale, Gerdau e Petrobras. Outra queda é de Assai, que cai após o JP Morgan rebaixar a recomendação de compra para neutro.
Confira aqui os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 134.319,58 (-0,31%)
- S&P 500: 5.495,53 (+0,45%)
- Nasdaq: 17.025,88 (+0,84%)
- Dow Jones: 40.736,92 (-0,23%)
- Dólar: R$ 5,65 (+1,32%)
- Euro: R$ 6,23 (+1,21%)