Nesta terça-feira (10), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,45%, aos 134.127,85 pontos. O índice brasileiro tenta engatar o segundo dia de alta seguido após as baixas da semana anterior.
Os investidores locais estão digerindo dados de inflação de agosto, enquanto cautela prevalece nos mercados externos.
Por aqui, o IPCA, o indicador de inflação oficial do País, mostrou deflação de -0,02% em agosto, após ter registrado alta de 0,38% em julho. O dado animou um pouco o mercado.
No âmbito político, o presidente Lula visita comunidades atingidas pela seca no Amazonas e às 13h20 dá etrevista à Rádio Norte FM e se reúne com prefeitos do Estado, para falar da Amazônia.
Nos Estados Unidos, os investidores aguardam a divulgação na quarta-feira e quinta-feira de dados de inflação que podem firmar as apostas sobre o tamanho do corte de juros pelo Federal Reserve em 18 de setembro.
Na Europa, a Inflação anual da Alemanha sobe 1,9% em agosto, em linha com o consenso, e a taxa de desemprego no Reino Unido recuou para 4,1% nos três meses encerrados em julho, registrando uma leve queda em relação ao dado anterior de 4,2%.
Com isso, e somado a expectativa dos dados americanos e reunião do BCE na quinta-feira, os principais índices do continente europeu, operam em alta nesta manhã.
Por fim, na Ásia, devido a um conjunto de indicadores fracos da China, o clima foi estragado e os principais índices do continente fecharam seu pregão sem uma única direção.