BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

PREVISÃO DO TEMPO: Seca e fumaça de queimadas da Amazônia elevam temperaturas no Brasil

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/09/2024
Em previsão do tempo, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A previsão do tempo deste domingo (8) indica um dia de calor intenso em quase todas as regiões do Brasil, devido a uma combinação de seca severa, altas temperaturas e fumaça proveniente das queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Cuiabá pode chegar a 40°C, marcando a máxima do país. No Rio de Janeiro, os termômetros devem registrar até 33°C. Este cenário resulta de uma onda de calor que se espalhou por diversas áreas, principalmente no Centro-Oeste e no Norte.

Apesar da possibilidade de chuva isolada em algumas capitais como Manaus, Belém, Porto Alegre e Recife, a maioria das regiões deve enfrentar um dia ensolarado. As capitais do Centro-Oeste e Sudeste, incluindo São Paulo e Belo Horizonte, não têm previsão de chuva, com temperaturas previstas de até 32°C. No Distrito Federal (Brasília), a expectativa é de uma máxima de 29°C e baixa umidade relativa do ar. A análise do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) aponta que quase todo o país está sob alto risco climático.

Reprodução:  CBMGO/Divulgação.
Reprodução: CBMGO/Divulgação.

Quais são as expectativas de calor para o domingo (8)?

O Brasil enfrenta temperaturas extremas e baixos índices de umidade em várias regiões. A cidade de Porto Alegre deve registrar a menor temperatura máxima do país, com 23°C. No entanto, a condição de calor generalizado afetará praticamente todas as áreas, causando preocupações quanto ao bem-estar das populações e à possibilidade de incêndios florestais, que se tornam mais prováveis em condições de seca.

Como a seca e as queimadas afetam o país?

A situação crítica das queimadas no Brasil tem se intensificado. Dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que, entre sexta (6) e sábado (7), foram registrados 8225 focos de calor. Estados como Mato Grosso e Pará são os mais afetados, responsáveis por 33% e 27% dos focos, respectivamente. Este aumento nas queimadas é atribuído às condições climáticas adversas, que incluem uma seca histórica na Amazônia e outras regiões, reduzindo significativamente a umidade do solo e da vegetação.

Leia Mais

Alerta de chuva no Brasil: quase 200 municípios com chuvas de até 100 mm/dia e risco de deslizamentos

Alerta de chuva no Brasil: quase 200 municípios com chuvas de até 100 mm/dia e risco de deslizamentos

4 de dezembro de 2025
Profissão que resolve os maiores problemas da nuvem e permite trabalhar para gigantes como Amazon e Microsoft

Profissão que resolve os maiores problemas da nuvem e permite trabalhar para gigantes como Amazon e Microsoft

3 de dezembro de 2025

Como a fumaça das queimadas influencia o clima?

A presença de fumaça das queimadas tem alcançado regiões distantes dos focos de incêndio. Satélites detectaram que estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro estão sendo afetados. Esse fenômeno ocorre devido a um corredor de ar que se estende do Norte ao Sul do país, passando por Bolívia e Paraguai e em direção ao Oceano Atlântico. Esta movimentação é intensificada por frentes frias vindas do polo sul, arrastando a fumaça para o Sudeste. Conhecido como “rios voadores”, esse corredor geralmente traz umidade, mas, em tempos de seca, carrega principalmente calor e poluição.

Qual a previsão para a próxima semana?

O meteorologista Humberto Barbosa, do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), projeta que as condições de alta temperatura continuarão. “Estamos testemunhando uma alteração significativa nos padrões climáticos,” explica Barbosa. Ele acrescenta que a seca persistirá, dificultando a formação de chuvas, especialmente no Centro-Sul do país. “A previsão indica a prevalência de uma vasta massa de ar seco na próxima semana, o que manterá os índices de umidade baixos e as temperaturas elevadas,” diz o especialista.

Diante desse quadro, autoridades e população devem estar em alerta, adotando medidas preventivas e acompanhando as atualizações meteorológicas para minimizar os impactos dessa situação climática adversa.

Rodovia na Itália ganha fama por seus 50 km de falésias, pois as curvas de 1852 esculpidas na rocha formam a rota costeira mais estreita da Europa

Balança comercial de janeiro avança com retração das importações

Alphabet supera expectativas no 4T25, mas capex elevado gera cautela

Novos trens chineses desembarcados em Santos prometem viagem SP-Campinas em 64 minutos

Com seus mosaicos coloridos e formas orgânicas de Gaudí, o parque de 1914 tornou-se a obra-prima do modernismo e o maior mirante turístico de Barcelona

Molusco perfurador usa secreção química para escavar rochas, ameaça a costa e obriga 4 países a proibir a pesca

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.