No programa BM&C News de hoje (09), o economista e comentarista do canal, VanDyck Silveira,falou sobre a real situação da economia chinesa, que parece esconder o jogo do mundo.
Segundo o economista, os números oficiais apresentados pelo governo da China não são confiáveis, uma crítica que ecoa análises de publicações internacionais como The Economist. Silveira destacou que o país enfrenta graves distorções econômicas e políticas, camufladas por uma narrativa de crescimento pujante, mas que escondem um cenário interno frágil.
De acordo com o comentarista, a economia chinesa se assemelha a uma “cidade cenográfica”, com investimentos desproporcionais em infraestrutura e imóveis.
Ele apontou para um dos maiores problemas atuais: a bolha imobiliária, que representa cerca de 30% do PIB chinês – uma dependência excessiva quando comparada aos Estados Unidos (12%) e Europa (15%). Segundo Silveira, o modelo de construção acelerada sem demanda adequada está minando a confiança no mercado interno.
Além disso, o economista destacou o risco de uma crise de consumo, agravada pela queda na demanda por exportações chinesas, em meio ao fechamento de mercados ocidentais, como os Estados Unidos e a União Europeia, diante de práticas comerciais desleais da China.
Por fim, VanDyck fez uma comparação forte e alertou sobre o possível futuro da economia chinesa. “Com uma economia global cada vez mais fechada para produtos chineses, o país pode estar caminhando para um colapso semelhante ao da União Soviética na década de 1990”.