Nesta sexta-feira (06), o escritório de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, divulgou ao mercado que o produto interno bruto (PIB) cresceu 0,2% tanto na zona do euro como em todo bloco da União Europeia no segundo trimestre deste ano, na comparação com o primeiro de 2024.
O indicador europeu veio levemente abaixo da projeção de analistas, que esperavam uma alta de 0,3% na comparação trimestral. No primeiro trimestre, o PIB havia crescido 0,3% em ambas as zonas.
Na comparação anual, o PIB ajustado cresceu 0,6% na zona do euro e 0,8% na União Europeia, após ter apresentado aumentos de 0,5% e 0,7%, respectivamente, no trimestre anterior.
Entre os países, a Polônia liderou o crescimento com alta de 1,5% em relação ao trimestre anterior, seguida pela Grécia (+1,1%) e Holanda (+1,0%). Por outro lado, as maiores retrações foram registradas na Irlanda (-1,0%), Letônia (-0,9%) e Áustria (-0,4%).
Por fim, a formação bruta de capital fixo (FBCF), uma medida de investimentos, recuou 2,2% na área da moeda comum, acelerando em relação à queda de 1,8% observada no 1º trimestre.