A primeira semana de setembro nos mercados teve movimentos voláteis. Do lado otimista está o entusiasmo com os dados de trabalho nos EUA. “Iniciamos com as ofertas de empregos jolts, logo na sequência ADP e sacramentamos hoje como Payroll. Esses eventos colaboraram para o mercado ampliar a aposta de corte de juros de 0,50% pelo Federal Reserve na próxima reunião. Mesmo com a maioria ainda esperando um corte menor, essa bola dividida irá trazer muita turbulência para o mercado nos próximos dias”, lembra o trader Marco Prado.
Por outro lado, Prado analisa que os investidores continuam acreditando numa bala de prata: “essa bala de prata seria o corte nos juros americanos, porém os investidores ignoram a Europa que vem enfrentando uma dificuldade com os PMIs, indicando baixo crescimento”. Ele ainda lembra dos efeitos mais estruturais no mercado automobilístico que vem impactando a principal economia do bloco, a Alemanha.
No mercado doméstico, o Ibovespa fechou em queda semanal, e o dólar piorou levemente ainda com dúvidas na parte fiscal. “Outro fator que colaborou internamente foi uma melhora significativa na mediana do PIB que saltou de 0,9% para 1,4%. Um fato preocupante que foge ao mercado mais impacta na economia são as ¨Bets¨. O aumento dos gastos das famílias com os jogos de apostas online entrou no radar do Banco Central”, comenta Prado.