O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 0,12% em agosto, desacelerando em relação aos 0,83% observados em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
No acumulado do ano, o índice já avançou 2,07%, enquanto nos últimos 12 meses, a alta chegou a 4,23%.
Em comparação ao mesmo período de 2023, quando o índice subiu apenas 0,05%, o IGP-DI reverteu a tendência de queda, que chegou a acumular uma retração de 6,91% nos 12 meses anteriores.
Além disso, no relatório da Fundação mostrou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou taxa de 0,11% em agosto, ante uma lata de 0,93% no mês anterior. O último dado importante divulgado pela FGV foi a taxa do grupo Bens Finais variou de uma queda de 0,04% em julho para uma alta de 0,12% em agosto.
Essa desaceleração pode sinalizar ajustes nas pressões inflacionárias, refletindo variações nos preços ao longo da cadeia produtiva.
O comportamento do índice é importante para monitorar o impacto no poder de compra e na economia em geral, já que o IGP-DI é utilizado como referência em contratos de longo prazo, como aluguel e tarifas de serviços.