Nesta sexta-feira (06), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,18%, aos 136.259,89 pontos. Ontem, o índice brasileiro avançou e tenta seguir rumo aos 137 mil pontos.
O dia é marcado por novos dados de emprego nos Estados Unidos. O ‘payroll’ traz pistas sobre o tamanho do espaço que o Federal Reserve tem para cortar os juros na semana que vem.
Os Estados Unidos criaram 142 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de agosto, menos do que o esperado pelo mercado, refletindo uma desaceleração do mercado de trabalho.
Além disso, duas importantes autoridades do Fed, o governador Christopher Waller e o presidente do Fed de Nova York, John Williams, que falarão mais tarde. Assim, os índices futuros em Wall Street operava, em queda.
Por aqui, além dos dados americanos, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 0,12% em agosto, desacelerando em relação aos 0,83% observados em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Na Europa, além dos dados do Payroll, o escritório de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, divulgou ao mercado que o produto interno bruto (PIB) cresceu 0,2% tanto na zona do euro como em todo bloco da União Europeia no segundo trimestre deste ano, na comparação com o primeiro de 2024. Com isso, os índices operavam de forma mista nesta manhã.
Por fim, na Ásia, os principais índices do continente fecharam com perdas em sua maioria, uma vez que os gastos das famílias do Japão não atenderam às expectativas.