Nesta quinta-feira (05), o Ibovespa inicia sua sessão perto da estabilidade mas em leve queda de 0,06%, aos 136.034,06 pontos. Ontem, o índice brasileiro se afastou do exterior e avançou.
O mercado hoje volta as atenções aos dados do mercado de trabalho americano e ao futuro da política monetária.
Ainda sobre os Estados Unidos, foi divulgado hoje o relatório de emprego do setor privado dos Estados Unidos, conhecido como ADP, revelou que o país criou 99 mil novas vagas de trabalho em agosto, significativamente abaixo das expectativas do mercado, que previa a criação de 145 mil novos postos no mês.
Além disso, os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 227 mil na semana encerrada em 31 de agosto. Assim, os índices futuros em Wall Street operam em queda.
No cenário local, os investidores acompanham as falas de Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do Banco Central, que faz palestra em evento organizado pelo UBS. Além disso, o Tesouro divulga as contas do Governo Central de julho e saem ainda os dados da balança comercial de agosto.
Na Europa, as Encomendas na Alemanha surpreendem, mas varejo da Zona do Euro recua. Com isso somado aos dados americanos, os principais índices do continente operam em baixa nesta manhã.
Por fim, na Ásia, os principais índices terminaram sua sessão sem direção única, após uma liquidação na sessão anterior, com o Nikkei, do Japão, liderando as perdas na região.