O mercado financeiro começa o dia de olho em uma série de indicadores que podem balizar as expectativas para o futuro da economia global e doméstica. Dados de agosto e julho são aguardados com atenção, principalmente as encomendas da indústria alemã, o relatório de criação de empregos no setor privado dos Estados Unidos e os resultados da balança comercial e do Governo Central no Brasil.
Nos EUA, o relatório ADP, que será divulgado às 9h15, promete trazer pistas importantes sobre a criação de empregos no setor privado em agosto, enquanto os pedidos de auxílio-desemprego serão observados de perto pelos investidores que buscam sinais sobre a força do mercado de trabalho. Combinado a isso, o PMI de serviços, previsto para às 10h45, ajudará a entender a dinâmica do setor que mais emprega na economia americana.
No Brasil, dois dados de relevância: a produção e venda de veículos em agosto, às 10h00, fornecidos pela Anfavea, e o resultado do Governo Central, que será divulgado às 14h00 pelo Tesouro Nacional.
Além disso, a balança comercial de agosto, com dados a serem apresentados às 15h00, dará uma visão mais clara sobre o desempenho do comércio exterior brasileiro no mês passado.
A Zona do Euro também não fica de fora do radar. Às 6h00, a Eurostat divulgará as vendas no varejo de julho, trazendo um panorama das pressões inflacionárias e de consumo no bloco econômico. A Alemanha, maior economia europeia, já terá divulgado anteriormente, às 3h00, suas encomendas à indústria, outro dado fundamental para avaliar o impacto das condições econômicas globais sobre a demanda industrial.
Agenda do Dia
Indicadores:
▪️ 03h00 – Alemanha/Destatis: encomendas à indústria de julho
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: vendas no varejo de julho
▪️ 09h15 – EUA/ADP: relatório sobre criação de empregos no setor privado de agosto
▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 31/8 e custo unitário da mão de obra do 2TRI
▪️ 10h00 – Anfavea: produção e venda de veículos de agosto
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI composto de agosto
▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI de serviços de agosto
▪️ 12h00 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 30/8
▪️ 12h00 – Mundo/S&P Global: PMI de serviços
▪️ 14h00 – Tesouro: Resultado do Governo Central de julho
▪️ 15h00 – Secex: Balança Comercial de agosto
Eventos:
▪️ 13h00 – BC: Diogo Guillen profere palestra, por videoconferência, em evento do UBS
▪️ 14h30 – Tesouro: Rogério Ceron comenta resultado do Governo Central