As projeções para o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, vêm sendo ajustadas por diversas instituições financeiras, com algumas estimativas apontando para um cenário otimista até o final de 2025.
O Itaú BBA divulgou uma nova previsão, estimando que o índice pode chegar a 165 mil pontos ao final de 2025. O banco destaca que o Brasil apresenta um valuation considerado atrativo em comparação a outros países e à sua média histórica. Além disso, o Itaú BBA projeta um crescimento próximo de 12% nos lucros das empresas listadas no Ibovespa entre 2024 e 2025.
Para o estrategista-chefe da MSX Marco Saravalle os fatores que estão levando às revisões tem a ver com resultados operacionais e os últimos dados da economia. “É factível pensar num potencial de crescimento de 20% para o final de 2025, o que daria um Ibovespa em torno de 163 mil pontos. Os balanços das empresas vieram melhores que o esperado, o PIB surpreendeu positivamente e as companhias vem aumentando suas projeções de lucro, mesmo com juros permanecendo em patamares elevados”, afirma ele.
A XP também revisou suas previsões, agora projetando o índice a 155 mil pontos em 2025, ajustando sua estimativa anterior de 147 mil pontos para o fim de 2024. A corretora explica que o otimismo está relacionado à melhora no cenário global, além da expectativa de um possível início de cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos a partir de setembro.
Já o JPMorgan adota uma postura mais conservadora, mantendo sua projeção em 143 mil pontos. No entanto, o banco acredita que, caso haja uma revisão significativa nas expectativas de lucros das empresas da B3, o Ibovespa pode atingir 155 mil ou até 160 mil pontos.