Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) poderão acessar as imagens dos cartões de respostas a partir do dia 10 de setembro de 2024. A etapa de logística reversa, que envolve o recolhimento e transporte seguro das provas e materiais administrativos, foi concluída nesta segunda-feira (2). Agora, os documentos serão digitalizados pela banca organizadora, Cesgranrio, para garantir a integridade e acessibilidade das informações.

A logística reversa, crucial para a segurança e transparência do concurso, garantiu o retorno dos materiais usados em 228 cidades para a sede da Cesgranrio no Rio de Janeiro. A operação contou com o apoio de diversos órgãos de segurança, incluindo a Polícia Federal e a Força Nacional.
Mais Detalhes do Concurso
Realizado em 18 de agosto de 2024, o CPNU reuniu 1 milhão de participantes em todo o país, concorrendo a 6.640 vagas em 21 instituições federais. O resultado definitivo será divulgado em 21 de novembro, e a convocação para posse e cursos de formação está prevista para janeiro de 2025. Para acessar os cartões de respostas, os candidatos devem visitar a área do candidato na página de inscrição a partir das 10h do dia 10/9.
Confira como serão os critérios de classificação
Serão desclassificados do processo seletivo os candidatos que apresentarem um desempenho inferior a 40% da pontuação máxima nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais (P1) e de Conhecimentos Específicos (P2).
Além disso, serão automaticamente eliminados aqueles que obtiverem nota zero na Prova Discursiva. A eliminação ocorrerá independentemente do desempenho nas demais etapas do processo, com a condição de que o candidato não alcance o mínimo de aproveitamento estipulado para cada prova e não obtenha qualquer pontuação na Prova Discursiva. Esta medida visa garantir a seleção dos candidatos com o nível adequado de conhecimento e habilidades, conforme os critérios estabelecidos no edital do concurso.
Haverá lista de espera? Entenda
Sim, haverá uma lista de espera ou cadastro de reservas no CPNU. O processo de seleção inclui a formação de um banco de candidatos para cada um dos blocos de vagas disponíveis. Este banco de candidatos será utilizado para preencher eventuais vagas que possam surgir após a etapa inicial de convocação, garantindo assim que todas as oportunidades sejam adequadamente preenchidas.
Os candidatos incluídos neste cadastro de reservas serão convocados conforme a necessidade, respeitando a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas. Esta abordagem permite ao CPNU manter uma lista organizada e pronta para suprir qualquer eventualidade, como desistências ou necessidades adicionais de pessoal. A criação deste banco visa assegurar a continuidade e a eficácia do processo seletivo, proporcionando uma solução para eventuais lacunas que possam surgir após a fase principal de alocação de vagas.