A fumaça resultante das queimadas que ocorrem em diversas partes do Brasil, como na Amazônia e no Pantanal, e em países vizinhos como Bolívia e Paraguai, chegou ao estado do Paraná. Segundo informações do Climatempo, imagens de satélite mostram a fumaça se espalhando pelos estados do sul do Brasil, influenciada por ventos que sopram do norte e noroeste.

Imagem: Internet.
As correntes de ar, que se encontram a cerca de 1,5 mil metros de altitude, têm facilitado a dispersão da fumaça, trazendo os poluentes para a região sul do país. No Paraná, o número de focos de incêndio em agosto chega a 872, o maior entre os estados do sul, seguido por Rio Grande do Sul com 660 e Santa Catarina com 628 focos.
Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que também informou um total de 59.034 focos de queimadas em todo o Brasil durante o mês de agosto. O estado de Mato Grosso lidera o ranking, seguido por Pará e Amazonas.
Preocupação com o impacto ambiental
A situação traz preocupação devido ao impacto ambiental e à saúde pública, com a qualidade do ar sendo afetada em várias regiões do estado. As autoridades locais estão em alerta e monitorando de perto a situação.