Até o final de 2024, muitos brasileiros notarão que ligações de bancos, seguradoras e outros serviços conhecidos por serem “chamadores frequentes” terão uma nova forma de apresentação nas telas de seus celulares. Além do número de telefone, os consumidores poderão ver o nome da empresa e até o motivo do contato.
Essa mudança é uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) através de um protocolo de segurança chamado “Origem Verificada”. Originalmente conhecido como STIR/SHAKEN em outros países, o projeto visa aumentar a segurança das chamadas telefônicas.
Protocolo “Origem Verificada”: Como Funciona?

Em países como França, Canadá e Estados Unidos, o STIR/SHAKEN já está em uso, certificando a procedência das ligações e oferecendo mais segurança ao usuário. No Brasil, a Anatel começou a trabalhar na implementação do sistema no ano passado, criando um grupo específico para o tema.
O principal objetivo dessa medida é combater golpes telefônicos. O superintendente de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, explica que a iniciativa também visa reduzir as ligações abusivas de telemarketing.
Quais Empresas Já Aderiram ao Protocolo?
Para que o “Origem Verificada” funcione, é necessária a colaboração de diversas partes, incluindo operadoras de telefonia, fabricantes de celulares e grandes empresas que realizam muitas chamadas. Segundo a Anatel, 33 operadoras de serviços telefônicos já aderiram ao projeto.
Entre as operadoras participantes estão Tim, Vivo e Claro. Grandes bancos como Itaú e Bradesco também estão incluídos. Além disso, fabricantes de celulares como Motorola, Apple e Samsung estão trabalhando para adaptar seus dispositivos.
Como será a Identificação nas Ligações?
Para que os consumidores recebam as chamadas autenticadas, os smartphones precisam ter conexão 4G ou 5G e estar atualizados. A Samsung, por exemplo, já atualizou o Galaxy S22 para receber essas novas identificações.
As empresas interessadas em que suas chamadas apareçam com a verificação precisam contratar o serviço diretamente com as operadoras de telefonia. Esse serviço terá um custo adicional.
Benefícios da “Origem Verificada” Para o Consumidor
- Segurança nas chamadas, evitando golpes
- Redução de ligações abusivas de telemarketing
- Facilidade para registrar reclamações sobre chamadas insistentes
- Informações claras sobre a origem da ligação
O consumidor verá na tela do seu telefone um selo de autenticação, a mensagem “origem verificada”, o nome da empresa, e em alguns casos, o motivo da chamada e o logo da companhia.
Gustavo Borges aposta que a identificação será de interesse para grandes call-centers e bancos. “Até setembro, esperamos que haja uma ampliação significativa no volume de chamadas autenticadas”, afirma ele.
Com essa novidade, a expectativa é que os consumidores se sintam mais seguros ao atenderem suas chamadas e tenham mais controle sobre as ligações que recebem.