O empresário Flávio Figueiredo Assis, conhecido como o “Elon Musk brasileiro”, está revolucionando o cenário automotivo no Brasil. Dono da Lecar, Assis anunciou recentemente a construção de uma fábrica em Sooretama (ES), a 120 km de Vitória, com o objetivo de produzir um sedã elétrico inovador: o Lecar 459.
Segundo o empresário, a fábrica deverá receber um investimento colossal de R$ 870 milhões, dos quais R$ 240 milhões serão destinados às obras de instalações e R$ 630 milhões à automação da linha de montagem. A fim de viabilizar esse projeto, a Lecar está buscando apoio financeiro de investidores privados e bancos de investimento, tanto públicos quanto privados.
O Que é o Lecar 459?
Flávio Figueiredo Assis apresentou o Lecar 459 como um sedã elétrico com extensor de autonomia, um conceito ainda inexistente no mercado automotivo. Embora o modelo só exista em projeções por enquanto, as expectativas são altas. O carro será equipado com um motor elétrico no eixo traseiro e um motor a combustão na dianteira, que funcionará exclusivamente como gerador.
O Que Tornará a Fábrica da Lecar Especial?
A nova fábrica da Lecar terá um impressionante tamanho de 100 mil m² de área construída, com capacidade de produção anual de até 120 mil veículos. A instalação promete gerar cerca de 1.500 empregos diretos e outros 3.000 indiretos. As obras estão previstas para serem concluídas em agosto de 2026, incluindo uma pista de testes no local para garantir a qualidade dos veículos fabricados.
Para se ter uma ideia da magnitude desse projeto, a fábrica da Honda em Itirapina (SP) tem uma capacidade de produção semelhante. Em termos de vendas, marcas como Renault e Jeep também conseguiram alcançar números próximos a essa marca em 2023.
Como Funciona o Lecar 459?
De acordo com a Lecar, o Lecar 459 terá dois motores: um elétrico e um motor a combustão. O motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm será responsável pela tração traseira, enquanto o motor a combustão, um 1.0 turbo flex de três cilindros e 122 cv de potência, servirá apenas como gerador. Essa combinação permitirá ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e oferecer uma autonomia total de até 1.000 km.
Quais São as Dimensões e Equipamentos do Lecar 459?
O Lecar 459 terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura. Com uma distância entre-eixos de 2,70 m e um porta-malas de 530 litros, o sedã promete oferecer bastante espaço interno e conforto. Entre os equipamentos, o veículo contará com um pacote de tecnologia avançada, incluindo sistemas de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e alerta de pontos cegos.
- Tamanho de 4,35 metros de comprimento
- Largura de 1,82 metros
- Altura de 1,52 metros
- Entre-eixos de 2,70 metros
- Porta-malas com capacidade de 530 litros
Com todo esse investimento e inovação, o projeto do Lecar 459 promete trazer uma verdadeira revolução para o mercado automotivo brasileiro. Flávio Figueiredo Assis está determinado a colocar o Brasil no mapa da indústria de veículos elétricos, seguindo os passos do seu ídolo Elon Musk.