Nesta semana, de segunda-feira (19/8) a sexta-feira (23/8), o calendário econômico global foi marcado por uma série de eventos importantes que influenciaram os mercados nacionais e internacionais.
Entre os destaques, figuram os dados divulgados pelo Banco Central da China, a ata do FOMC publicada dois dias atrás, e os PMI’s europeus, revelados ontem. Esses indicadores guiaram as bolsas de valores, que registraram alta mesmo com o recuo no índice de atividade da Alemanha, compensado pelos avanços no Reino Unido e na Zona do Euro.
Contudo, nesta sexta-feira (23), a agenda econômica está mais enxuta, levando os investidores ao redor do mundo a concentrarem suas atenções no Simpósio de Jackson Hole, o evento anual promovido pelo Fed de Kansas City, que reúne banqueiros centrais de todo o mundo.
O evento é especialmente aguardado pelas declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que pode fornecer novas diretrizes sobre a política monetária dos Estados Unidos. No cenário local, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, também estará presente e fará um pronunciamento.
Agenda do Dia:
Indicadores
- 08h00 – FGV: IPC-S da 3ª quadrissemana de agosto
- 11h00 – EUA/Deptº do Comércio: Vendas de moradias novas de julho
- 14h00 – EUA Baker Hughes: poços de petróleo em operação
Eventos
- 12h00 – EUA: BoE divulga texto do discurso que o presidente do BC britânico, Andrew Bailey, fará no simpósio
- EUA: Simpósio de Jackson Hole, com participação de Campos Neto
- 11h00 – EUA/Fed: Jerome Powell discursa no simpósio