Nesta quarta (21), o principal índice da bolsa, o Ibovespa, fechou novamente no azul, mesmo após fraquejar ao longo do dia e com apoio de peso da Vale (VALE3). Mas a ata da última reunião do BC dos EUA, que reforçou há pouco o caminho de queda de juros, deu um novo fôlego ao índice.
Segundo análise de Fabio Louzada, economista, planejador financeiro CFP e fundador da Eu me banco, que capacita e forma profissionais para atuação na área de investimentos, o índice chegou a bater 137 mil pontos.
Ata do FED divulgada afirmou que a maioria dos membros do comitê quer observar de perto mais dados de inflação antes de cortar juros e que possivelmente esse corte pode vir na próxima reunião, se dados vierem positivos. A ata também ressaltou que dados mostram que o mercado de trabalho desacelerou e que a economia está crescendo em ritmo menor do que no ano passado. Além disso, eles afirmaram que estão confiantes em relação à inflação estar caminhando para a meta.

Por aqui, a ata não mexeu com o Ibovespa, que já vinha em alta, e também não trouxe nenhuma novidade que fosse suficiente para alterar os ânimos do mercado. Agora o mercado fica mesmo mais atento em relação à fala de Powell no evento Jackson Hole, na próxima sexta, em que ele pode tarzer possíveis indicações em relação à queda de juros nos EUA.
Mais cedo, os EUA divulgaram uma revisão dos dados de payroll com a criação de 8185 mil empregos a menos entre abril e 2023 e março de 2024 na comparação com o que havia sido divulgado antes, dados que o mercado viu de forma positiva e também inpulsionaram os índices americanos para cima.
Entre as altas, temos os papeis da CVC, que estão entre as maiores altas do Ibovespa. A companhia anunciou que uma gestora do mercado passou a deter 26.333.100 ações ordinárias da empresa, quantidade que representa 5,01% do capital social da CVC.
Com isso, as ações sobem. Empresas do setor como Azul e Gol também avançam na esteira do dólar em queda, que beneficia essas companhias. Outra alta é de Petz, com investidores ainda repercutindo positivamente a fusão com a Cobasi.
Outra alta é de Vale apoiada pela valorização do minério de ferro. CSN e Gerdau também acompanham alta do minério e se valorizam. Já com os juros futuros em alta, temos empresas do setor de varejo, consumo e educação performando de forma negativa como Lojas Renner, Assai, Carrefour, Cogna e Vamos.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:
- Ibovespa: 136.463,65 (+0,28%)
- S&P 500: 5.620,82 (+0,42%)
- Nasdaq: 17.918,99 (+0,57%)
- Dow Jones: 40.889,96 (+0,13%)
- Dólar: R$ 5,48 (-0,02%)
- Euro: R$ 6,11 (+0,17%)