Se ainda havia algum receio de a economia americana estar caminhando para uma recessão, a semana que passou foi como um banho de água fria nos mais pessimistas. Nos últimos dias, acompanhamos a divulgação de uma série de dados que mostraram a resiliência da economia americana, afastando cada vez mais o infundado cenário de temores acerca de uma recessão.
Menos inflação
O principal indicador de inflação nos EUA, o CPI (Consumer Price Index ou Índice de Preços ao Consumidor), mais uma vez mostrou uma evolução positiva e em linha com o esperado nas diferentes medições, exceto na variação anual do índice cheio, apresentando uma alta de 2,9% ante os 3,0% esperados.
Importante mencionar que essa alta de 2,9% é o menor aumento em 12 meses desde março de 2021, sendo que, ao olharmos o núcleo desse dado, ele se configura como o menor aumento desde abril de 2021.
Cabe ainda o registro de que, após a variação negativa do mês anterior, já era esperado um leve aumento dos preços em julho. Então agora contamos com 4 leituras mais brandas, lembrando que, desde o dado de abril, temos visto uma dinâmica favorável dos índices de inflação. E, investigando um pouco mais a fundo esse número, vemos que a dinâmica favorável de desaceleração pode ser observada em diferentes segmentos.
E o varejo segue forte
Na semana passada, o dado de vendas no varejo americano refletiu a pujança e a resiliência do consumo, com números muito superiores ao esperado, tanto no índice cheio quanto em seu núcleo, revelando um aumento de vendas de 1% em julho/24 ante julho/23, bem acima do esperado de 0,4%. O gráfico abaixo mostra como a alta observada em julho destoa dos últimos meses. Uma das explicações para esse resultado reside no impacto negativo de um ataque cibernético registrado na CDK Global (clique aqui para saber mais), que afetou negativamente as vendas de veículos no mês anterior.
Já quando olhamos a tendência de longo prazo, notamos que as vendas no varejo ano a ano seguem mostrando evolução favorável, crescendo 2,7% ante julho/2023, tendo o seu núcleo crescido 3,1% no mesmo período. Vale lembrar que as vendas no varejo compõem uma parte considerável dos gastos gerais e uma parcela relevante do PIB americano.
E, no mesmo dia de divulgação desses dados, tivemos o resultado do Walmart, a segunda maior varejista dos EUA, com números bem acima do esperado pelo mercado, elevando ainda mais as suas projeções de vendas para o ano.