Nesta quinta-feira (15), o Ibovespa inicia sua sessão em alta de 0,22%, aos 133.612,31 pontos. O índice brasileiro vem com avanços constantes e ultrapassou os 133 mil pontos.
O mercado hoje reage aos dados de inflação moderados dos Estados Unidos e aumentam as expectativas de um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) na próxima reunião.
Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 187 mil na semana encerrada em 10 de agosto. O número ficou abaixo das expectativas do mercado que esperava 233 mil pedidos. Além disso, as vendas no varejo nos Estados Unidos registraram um crescimento de 1% em julho, após ficarem estáveis em junho, de acordo com dados divulgados recentemente.
A Produção Industrial será divulgada após o inicio do pregão e somando tudo isso, os índices futuros em Wall Street operam em alta.
Na Europa, o Reino Unido divulgou ao mercado indicadores importantes para a sua economia local e também para a do bloco europeu, que são o PIB, e a produção Industrial. O país teve um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,6%.
Já a produção industrial também teve um desempenho positivo, registrando um aumento de 0,8% em junho em relação a maio, superando as expectativas de mercado, que apontavam para um crescimento de 0,3%.
No cenário local, os olhos se voltam para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparece a eventos no Paraná e concede entrevista a uma emissora de rádio local.
Por fim, na Ásia, após os dados do PIB do Japão superaram as expectativas do mercado na comparação trimestral, os principais índices fecharam sua sessão em alta.