O Serasa lançou uma nova iniciativa para ajudar mais de dois milhões de estudantes a renegociar suas dívidas, oferecendo até 95% de desconto. A ação abrange 6,1 milhões de ofertas de renegociação envolvendo mais de 59 instituições de ensino em todo o Brasil, com o objetivo de auxiliar alunos que enfrentam dificuldades financeiras para continuar seus estudos.
A maioria das dívidas dos estudantes está entre R$ 1 mil e R$ 5 mil, segundo dados do Serasa. Devido a atrasos nos pagamentos, cerca de 52% dos alunos precisaram trancar o curso na faculdade, um aumento em relação aos 49% registrados no início deste ano.
Além disso, o número crescente de estudantes endividados está diretamente relacionado ao alto índice de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos, que atualmente atinge 5,2 milhões, conforme dados da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho.
Regularização de pendências
Cerca de 40% dos estudantes endividados desejam regularizar suas pendências para retomar os estudos, enquanto 37% buscam limpar o nome e 13% querem restaurar o crédito no mercado. As renegociações podem ser feitas por meio do aplicativo do Serasa, site oficial ou pelo WhatsApp do órgão.