A massa de ar frio que avançou sobre o Brasil nos últimos dias provocou uma queda significativa nas temperaturas no estado de São Paulo. Neste domingo, 11 de agosto, a cidade de São Paulo amanheceu com a temperatura mínima de 7,0°C registrada na estação convencional do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Este é o menor índice para o mês de agosto desde 2011, quando a mínima também foi de 7,0°C.

Imagem: Internet.
Temperaturas Extremas no Estado
A forte onda de frio não se limitou apenas à capital. A zona sul de São Paulo registrou temperaturas ainda mais baixas, com mínimas de 4,3°C em Marsilac, conforme os dados das estações automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Campos do Jordão também foi afetada, com temperaturas negativas, atingindo -2,3°C pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e -3,7°C em algumas áreas não oficiais.
Outras cidades do estado também enfrentaram o frio intenso. Ituverava marcou 0,9°C, Terra Roxa 0,3°C, e Guaíra 1,0°C, entre outros registros similares de mínimas entre 1°C e 3°C. Este quadro de baixas temperaturas se deve ao avanço de uma frente fria que trouxe uma nova massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil.
Previsão do Tempo
O frio intenso deve continuar nos próximos dias. A previsão para a capital paulista indica que a mínima para a segunda-feira, 12 de agosto, será de 8°C, com máxima não passando dos 19°C. As baixas temperaturas também devem afetar o interior do estado, especialmente nas regiões do Vale do Ribeira, Paraíba e na Mantiqueira.
Possibilidade de Recorde
Para terça-feira, 13, e quarta-feira, 14 de agosto, a cidade de São Paulo pode registrar um novo recorde de menor temperatura do ano, com mínimas previstas de 6°C. Campos do Jordão pode ver temperaturas de 2°C na terça e 3°C na quarta, com chance de geada.
O ciclone extratropical em alto-mar contribui para a manutenção do ar frio sobre o estado de São Paulo, mas não deve trazer chuvas significativas ao continente. O frio mais intenso deve perder força somente no final da semana, com um gradual aumento nas temperaturas durante as tardes.