O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira, o projeto-piloto Defesa Civil Alerta, uma nova ferramenta que enviará mensagens de texto para celulares em áreas de risco de desastres naturais. O sistema visa alertar os residentes sobre eventos como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, com o objetivo de aumentar a segurança e a prevenção.
A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Anatel e operadoras de telefonia, utiliza a rede celular para emitir alertas com aviso sonoro, interrompendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. Importante notar que o sistema funciona mesmo em celulares em modo silencioso e não requer cadastro prévio por parte dos residentes.
Imagem: Internet.
Primeiros testes
Os primeiros testes do Defesa Civil Alerta começarão no próximo sábado, dia 10, em 11 municípios brasileiros. As cidades selecionadas são: Roca Sales e Muçum no Rio Grande do Sul; Blumenau e Gaspar em Santa Catarina; Morretes e União da Vitória no Paraná; São Sebastião em São Paulo; Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo; Indianópolis em Minas Gerais; e Petrópolis e Angra dos Reis no Rio de Janeiro.
Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, detalhou o funcionamento do sistema. Segundo ele, o Defesa Civil Alerta representa um avanço significativo na cultura de prevenção de desastres, especialmente em um contexto de mudanças climáticas.
Os alertas serão gerados pelos órgãos estaduais de defesa civil e enviados a celulares compatíveis com a tecnologia Cell Broadcast, que estejam conectados a redes móveis 4G ou 5G no momento do envio. Celulares com tecnologia 3G não receberão as notificações.