Um avião da Voepass Linhas Aéreas, transportando 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio localizado no bairro Capela, em Vinhedo (SP), na tarde desta sexta-feira (9). Infelizmente, não houve sobreviventes.
A aeronave, um turboélice modelo ATR-72, havia decolado de Cascavel (PR) às 11h58 e estava a caminho do Aeroporto de Guarulhos (SP). A Voepass Linhas Aéreas, anteriormente conhecida como Passaredo, é a proprietária do avião.
De acordo com Osmir Cruz, secretário de Segurança de Vinhedo, a queda ocorreu nas proximidades de uma casa que estava ocupada no momento do acidente. Apesar da proximidade, os moradores da residência não sofreram ferimentos.
Investigações sobre o acidente
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) estão a caminho do local do acidente para realizar a Ação Inicial da ocorrência. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) também foi acionado para acompanhar a situação.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o caso.
Posicionamento da VOEPASS Linhas Aéreas
A VOEPASS Linhas Aéreas, proprietária da aeronave, confirmou o acidente envolvendo o voo 2283 e informou que está prestando suporte às famílias dos passageiros e tripulantes. A companhia destacou que todos os recursos disponíveis foram mobilizados para apoiar os envolvidos e fornecer informações através de um canal de atendimento 24 horas.
Reação do governo de São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), retornou a São Paulo para acompanhar de perto os trabalhos das equipes de resgate e investigação em Vinhedo.
Hospitais em Vinhedo e Valinhos (SP) declararam em nota que estão preparados para receber possíveis feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar foram acionadas e estão trabalhando no local do acidente, que ocorreu no condomínio residencial Recanto Florido.
Nota do Aeroporto de Cascavel
A administração do Aeroporto Regional de Cascavel informou que está em contato com a companhia aérea para obter mais detalhes sobre o acidente. A equipe de emergência do aeroporto foi mobilizada para comunicar as famílias das possíveis vítimas.