São Paulo está sediando a 19ª edição da Labace, a maior feira de aviação executiva da América Latina, promovida pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). O evento, que termina nesta quinta, 8, reúne representantes do setor e discute o futuro da aviação de negócios no Brasil, que ocupa o segundo lugar no mundo em número de aeronaves, atrás apenas dos Estados Unidos.
Flavio Pires, diretor da Abag, destacou a importância do evento para o setor de aviação de negócios no Brasil. “Nosso objetivo é trazer para o Brasil grandes fabricantes, projetos e empresas prestadoras de serviços desse setor. Os negócios de aviação desse segmento no Brasil, nos últimos 23 anos, ou começaram, passaram ou foram fechados dentro desse evento”, afirmou Pires. Veja a reportagem completa aqui.
A feira deste ano apresenta as principais inovações e tendências da indústria da aviação executiva. Entre as novidades, está a apresentação do Phenom 100 pela Embraer, considerada a aeronave mais confiável do segmento, oferecendo conforto superior na cabine e versatilidade operacional.
Segundo Pires, o Brasil tem um papel relevante na aviação de negócios mundial, com uma frota crescente de aeronaves executivas. “Nos últimos anos, a frota de aeronaves executivas no país tem aumentado, acompanhando a retomada das operações em diversos setores. O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de jatos, helicópteros a turbina e aeronaves de pulverização agrícola, consideradas importantes para o agronegócio”, explicou.
O evento também discute a sustentabilidade e o futuro do setor, reunindo grandes fabricantes e empresas para debater as novas direções da aviação executiva. “A conectividade do setor é importante não só para questões humanitárias, como saúde indígena, mas também para operações em plataformas de petróleo, táxis aéreos e ambulâncias aéreas”, acrescentou Pires.
Embraer expõe Phenom 100EX
A Embraer retorna à Labace com o Phenom 100EX, apresentado pela primeira vez na América Latina. O novo jato oferece um nível superior de conforto na cabine, com versatilidade operacional para proporcionar a melhor experiência de voo para passageiros e pilotos
Segundo a Embraer, o Phenon “representa o máximo de conforto, versatilidade operacional e tecnologia amigável para um único piloto. A aeronave apresenta um impressionante presença de rampa com a escada de acesso mais ergonômica de sua classe, a maior porta de entrada e o compartimento de bagagem mais espaçoso e acessível. A bordo, a arte encontra a inovação em um espaço onde o conforto é fundamental, com a cabine mais alta e larga da sua classe, combinada com luz natural abundante através de amplas janelas. O melhor interior da categoria conta com assentos ergonômicos, controles digitais de cabine Upper Tech Panel e interiores luxuosos com o DNA de design da Embraer”.
O cockpit também foi aprimorado e conta com mais espaço para as pernas do piloto, e conceito de cockpit aberto para facilitar a comunicação com a cabine e além de novas funcionalidades para aprimorar a segurança, sendo o primeiro da sua classe a oferecer o Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS). Melhorias adicionais nos aviônicos, como parte do Prodigy Touch, baseado no Garmin 3000, incluem FlightStream 510, aproximação estabilizada, previsão de tesoura de vento, radar com varredura 3D automática com previsão de raios e granizo.
A aeronave é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) e é equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo cada. Além de uma velocidade de cruzeiro de 406 nós e um alcance para quatro ocupantes de 1.178 milhas náuticas (2.182 km) com reservas NBAA IFR, o Phenom 100EX é capaz de atingir velocidades de até Mach 0,70 e é um dos jatos bimotores mais sustentáveis do mercado. É uma aeronave versátil, construída para oferecer o mais alto nível de flexibilidade operacional, com alta utilização e baixos custos de manutenção.
Veja a reportagem da BM&C News: