Atenção: uma nova frente fria chega na noite de quarta-feira, 7 de agosto, provocando uma virada no tempo em muitos estados do centro-sul do país já na madrugada e manhã de quinta-feira, 8 de agosto. O ar frio vai começar a entrar primeiro na Região Sul e deve avançar ao longo da sexta-feira, 9 de agosto, também sobre o Sudeste.
Semana de mudanças climáticas
A semana que começa quente e seca em grande parte do país terminará com uma queda acentuada nas temperaturas mínimas e máximas. Entre sexta-feira e o final de semana, a sensação de frio será sentida novamente, com uma queda nas mínimas também em alguns estados da Região Norte, causando friagem.

Imagem: Internet.
Possibilidade de chuva congelada
Na quinta-feira, 8 de agosto, com a entrada do ar polar e a umidade alta, existe a possibilidade de precipitação invernal em cidades do sul do Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai. Embora a chance seja remota, não pode ser descartada.
Avanço da massa de ar frio
Essa massa de ar frio avançará de forma continental e chegará ao Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira. Cidades como Ponta Porã, Porto Mortinho e Corumbá sentirão a sensação de frio no final da semana. Na sexta-feira, 9 de agosto, o ar frio avançará para São Paulo ao longo do dia. Com o deslocamento da frente fria e a circulação de ventos trazendo mais umidade do mar, poderá chover no sul e leste do estado, inclusive no litoral, com uma queda significativa na temperatura.
Fim de semana gelado e úmido
As temperaturas devem se manter baixas neste segundo final de semana de agosto, especialmente entre sábado e domingo, 11 de agosto. A Climatempo atualizará diariamente os mapas com os desvios de temperatura; fique atento! Podemos ter recordes de madrugadas, manhãs e tardes mais frias do ano em várias cidades.