Nesta segunda-feira (05), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 2,07%, aos 123.245,48 ponto. Na última sexta o mercado perdeu os 126 mil pontos e a tendência é cair mais.
As ações amanheceram nesta manhã desabando pelo mundo, uma vez que mercados acionários do Japão entraram no terceiro dia de queda consecutiva.
Na Ásia, os principais índices do continente fecharam em forte baixa, dando continuidade a liquidação da semana passada, com o Nikkei, do Japão, caindo mais de 12%. Esse fator está impactando todo o mercado mundial, que está sofrendo neste começo de semana.
No cenário nacional, o Banco Central divulgará na terça-feira a ata de sua última reunião de política monetária na semana passada. Outro dado importante foi o Boletim Focus, que a inflação e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 registraram uma elevação nesta semana.
Além disso, o setor de serviços do Brasil mostrou um desempenho robusto em julho, com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) subindo de 54,8 em junho para 56,4 em julho, segundo dados divulgados pela S&P Global.
Na Europa, a economia da zona do euro apresentou sinais de desaceleração em julho, com o PMI composto recuando para 50,2 pontos, o menor nível em cinco meses. Com isso, e o impacto japonês, as ações despencam.
Por fim, nos Estados Unidos, os temores com a possibilidade de uma recessão no país faz os índices futuros em Wall Street desabarem nesta manhã de segunda-feira.