Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm à disposição a plataforma Meu INSS para acompanhar suas contribuições e garantir a regularidade dos registros de forma prática e segura. Através do site ou aplicativo móvel, é possível consultar os extratos de contribuições facilmente.
O portal Meu INSS, acessível em meu.inss.gov.br, oferece uma maneira simples de acessar os extratos de contribuição. Após realizar o login com CPF e senha do portal gov.br, ou criar uma conta, o usuário deve selecionar a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Esta funcionalidade permite visualizar todas as contribuições registradas em nome do segurado, com opções para salvar ou compartilhar o documento. O mesmo processo pode ser feito utilizando o aplicativo Meu INSS, disponível na Google Play Store e Apple App Store.

Imagem: Internet.
Tipos de extratos de contribuição
O extrato de contribuição informa todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Existem três tipos de extratos:
- Relações Previdenciárias: informações dos períodos trabalhados ou contribuídos.
- Relações Previdenciárias e Remunerações: informações dos períodos trabalhados ou contribuídos e os valores das remunerações.
- Ano Civil: informações das contribuições ano a ano, a partir de 11/2019.
Caso identifique alguma divergência, o segurado pode solicitar a correção através do portal ou aplicativo Meu INSS ou pela central 135. A verificação regular dos extratos é essencial para assegurar que todas as contribuições estejam corretas e atualizadas, garantindo os direitos junto ao INSS e evitando surpresas desagradáveis no futuro.
Como fazer a correção?
Para solicitar o acerto de vínculos e remunerações, basta ligar para a Central 135. Em seguida, no app Meu INSS, essa opção aparecerá em “Meus pedidos”. Neste passo, será possível anexar os documentos necessários e enviar a solicitação.