O Brasil começa o mês de agosto com um cenário de temperaturas elevadas e ausência de chuvas em várias regiões. O afastamento da massa de ar frio que predominava sobre o país resulta em um aumento significativo nas temperaturas, especialmente nas regiões centro-sul, que podem registrar valores até 5ºC acima da média para a época do ano.
Motivos do Aumento das Temperaturas
O deslocamento da massa de ar frio para fora das regiões sul e sudeste altera a direção dos ventos, que passam a vir da faixa norte do país. Esses ventos, mais quentes devido à grande extensão territorial e ao calor da faixa central, favorecem a elevação das temperaturas em várias áreas. Em particular, o Rio Grande do Sul, a faixa oeste de Santa Catarina, o Paraná, sul e oeste do Mato Grosso do Sul, e o sul do Mato Grosso estão entre as áreas mais afetadas.
Imagem: Internet/ ClimaTempo.
Previsão e Regiões Impactadas
De acordo com o mapa de anomalia de temperatura, áreas mencionadas apresentarão temperaturas até 5ºC acima da média nos próximos três dias. Em regiões mais amplas, como boa parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o aumento será de até 3ºC. Apesar deste aumento, é importante notar que o fenômeno não se configura como um “veranico”, uma vez que não segue todos os critérios definidos pela Organização Meteorológica Mundial para tal classificação.
Secura e Baixa Umidade Relativa do Ar
Além do aumento das temperaturas, o tempo seco será predominante em grande parte do Brasil. A umidade relativa do ar continuará a cair, alcançando níveis críticos principalmente nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte. As chuvas só devem retornar ao Sul do Brasil e ao Mato Grosso do Sul após o dia 4 de agosto, começando pelo Rio Grande do Sul e avançando gradativamente até o dia 10 de agosto.