A temporada de divulgação de resultados do segundo trimestre de 2024 está em pleno andamento. Levantamento da MZ mostra que cerca de 10% das 332 empresas já apresentaram seus números. Até o dia 8 de agosto, mais da metade das empresas deve concluir a divulgação.
A divulgação de resultados trimestrais é um processo pelo qual as companhias abertas apresentam seus balanços, acompanhando demonstrações contábeis e análises detalhadas de desempenho. “Esses documentos são fundamentais para que os investidores e stakeholders avaliem a saúde financeira da empresa e tomem decisões corretas sobre seus investimentos”, afirma Cássio Rufino, COO e CFO da MZ.
O prazo para que as empresas publiquem seus resultados trimestrais é de 45 dias após o fechamento do trimestre. As empresas que não cumprem o prazo de divulgação enfrentam sanções regulatórias severas, como multas e suspensão da negociação de suas ações. “A falta de transparência afeta diretamente a reputação da empresa no mercado financeiro e a confiança dos investidores”, destaca Rufino.
Rufino ressalta que todas as sociedades anônimas têm a obrigação de divulgar balanços, incluindo empresas de capital fechado. No entanto, empresas com capital aberto têm regulamentações adicionais. “Uma empresa fechada pode elaborar documentação financeira, e isso gera valor para muitas empresas”, comenta ele ressaltando a importância de uma comunicação financeira transparente e pontual é crucial para o mercado e para os investidores.