O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (30), junto com o preço das commodities, além do relatório de produção da Petrobras pressionam o mercado. As expectativas sobre as decisões de política monetária dos BCs brasileiro e americano amanhã também seguem no radar, com novos dados para digerir na véspera.
Segundo a avaliação de Felipe Castro, planejador financeiro e sócio da Matriz Capital, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, registrou baixa em relação ao fechamento anterior, puxado para baixo pelas três principais ações do índice, que veem desvalorizações superiores a 0,5% na sessão.
Vale cai acompanhando a queda do preço do minério no mercado internacional, Petrobras recua após dados de produção frustrantes e acionistas de Itaú perdem suas posições no intradia.
Além disso, o IGP-M veio acima das projeções e também abala a confiança dos investidores.
Entre as maiores altas observadas na bolsa brasileira hoje, temos Embraer, 3R Petroleum e Marfrig. EMBR3 tem dia de movimentação intensa e o fluxo comprador faz o papel subir. RRRP3 se beneficia da valorização do dólar e se valoriza hoje.
MRFG3 segue tendência de alta, com ganho hoje diante do imbróglio entre União Europeia e China e a perspectiva de maior importação, por parte do país asiático, de proteína brasileira.
Entre as maiores baixas observadas na bolsa brasileira, estão São Martinho, Cogna e Petz. SMTO3 sofre desvalorização após ver o preço-alvo de suas ações ser revisado para baixo pelos analistas da XP diante de incertezas para a cana-de-açúcar.
Já COGN3 segue sua tendência de baixa, o que aproxima seus papéis do rótulo de penny stock (cotações na casa dos centavos) em um dia de queda generalizada no setor de educação. ANIM3, VRTU3, SEER3 e YDUQ3 também registram baixas.
Petz, por sua vez, continua em trajetória de queda após anúncio da fusão com Cobasi, com fluxo vendedor dominando as negociações um pregão atrás do outro diante das dúvidas do mercado com relação às sinergias entre as duas empresas.
O dólar registra alta hoje, cotado sem noticiário relevante, apenas em sequência à trajetória de valorização registrada recentemente diante dos desafios fiscais no Brasil e dos juros teimosamente altos no exterior.
Já os juros futuros operam hoje próximos à estabilidade, com leve queda ao longo de praticamente toda a curva diante da calmaria nos mercados.
Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 126.139,21 (-0,64%)
- S&P 500: 5.436 (-0,50%)
- Nasdaq: 17.147 (-1,28%)
- Dow Jones: 40.743 (+0,50%)
- Dólar: R$ 5,61 (-0,15%)
- Euro: R$ 6,07 (-0,22%)