Microempreendedores Individuais (MEI) e empregadores domésticos têm até 1º de agosto para se cadastrarem no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). O sistema foi criado para melhorar a comunicação entre a inspeção do trabalho e os empregadores, garantindo a conformidade legal das empresas.
O DET é uma plataforma por meio da qual a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) divulga notificações e informes. A adesão é obrigatória e, aqueles que não atenderem a essa exigência, podem enfrentar penalidades e multas por não responderem às notificações enviadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho.
Por que o MEI precisa se cadastrar no DET?
De acordo com o Governo Federal, todos os CPFs e CNPJs já possuem cadastro no DET; sendo assim, é necessário apenas atualizar os dados. O DET se aplica a todos os que estão sujeitos à inspeção do trabalho, independentemente de possuírem ou não empregados.
Para regularizar os dados cadastrais, basta acessar o site e fazer o login usando uma conta gov.br. A conta deve ser de nível prata ou ouro, o que pode ser obtido por meio de reconhecimento facial ou verificação via internet banking na própria plataforma do gov.br.
Quanto é a multa do DET?
Não realizar o cadastro dentro do prazo pode resultar em multas e penalidades, a multa gira em torno de R$ 208,09 a R$ 2.080,91. A não conformidade com as notificações da Auditoria Fiscal do Trabalho pode complicar a situação legal do empreendedor, gerando transtornos e custos adicionais.
Benefícios do DET para o MEI
- Facilidade na comunicação com a auditoria fiscal do trabalho.
- Acesso rápido e descomplicado a documentos administrativos.
- Redução de custos relacionados à regularização de documentos.
- Manter-se sempre atualizado de acordo com as legislações vigentes.
Como se cadastrar no DET?
“O cadastro no DET é fundamental para os Microempreendedores Individuais porque agiliza a comunicação entre os empreendedores e os órgãos de fiscalização. Além disso, proporciona economia, facilita o acesso a documentos e atos administrativos importantes, mantendo o empreendedor atualizado e seguro”, explica Cleto Paixão, analista do Sebrae/PE.
Confira um passo a passo para se cadastrar no DET:
- Acesse a plataforma DET no site oficial.
- Faça login utilizando sua conta gov.br.
- Eleve seu nível de conta para prata ou ouro, se necessário, através de reconhecimento facial ou internet banking.
- Atualize todos os seus dados cadastrais exigidos pela plataforma.
- Acompanhe as notificações e informes regularmente para evitar penalidades.
Fique atento ao prazo e não deixe de realizar seu cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista para evitar complicações legais e garantir a conformidade de suas atividades como empreendedor. A conformidade com as exigências legais não apenas previne problemas, mas também fortalece a segurança jurídica do seu negócio.
Para mais informações, acesse o site do DET e confira todas as orientações para a regularização do seu cadastro.