A nova geração do Duster, agora sob o nome da Renault, já está disponível no mercado. Após ser introduzida inicialmente com emblemas da Dacia, o SUV ganha assinatura francesa em mercados específicos, começando pela Turquia. O modelo foi apresentado meses atrás e é integrado ao portfólio da Renault, ao lado de veículos genuínos da marca.
Desde a primeira geração, o Duster adota a assinatura da Renault em mercados selecionados. As modificações mais perceptíveis da nova versão estão concentradas na dianteira do veículo. Entre as mudanças, a substituição do logotipo da Dacia pela inscrição ‘Renault’ em destaque na grade frontal é o principal diferencial.

Quais são as principais mudanças no novo Renault Duster 2025?
O novo Renault Duster 2025 mantém muitos dos aspectos gerais do design do Duster da Dacia. Isso inclui o formato dos para-choques, faróis e até mesmo a assinatura luminosa. As rodas, tampa do porta-malas e outras características externas permanecem inalteradas. Contudo, a Renault realizou adaptações visíveis, principalmente no painel e interior do SUV.
Detalhes do novo Renault Duster 2025
As dimensões do Renault Duster 2025 são praticamente as mesmas de suas versões anteriores, com 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. O porta-malas possui uma capacidade de 472 litros, garantindo bastante espaço para bagagens.
O painel do carro é uma adaptação do modelo da Dacia, com algumas alterações da Renault no volante e nos grafismos do quadro de instrumentos digital, que possui 7 polegadas. Além disso, o SUV conta com revestimentos exclusivos para os bancos e painéis das portas, e a central multimídia está posicionada no topo do painel, com uma tela de 10,1 polegadas direcionada para o motorista.
Quais são as opções de versões e motorização disponíveis?
A gama do novo Renault Duster 2025 é composta pelos acabamentos Evolution e Techno. O modelo mais básico, a versão Evolution, vem com um motor 1.0 TCe de três cilindros que entrega 100 cv e pode rodar com gasolina ou gás propano. Acima dessa versão, o sistema híbrido E-Tech combina um motor 1.6 de quatro cilindros aspirado com um propulsor elétrico, alcançando uma potência total de 145 cv. No topo da linha, está a versão com motor 1.2 TCe, sistema micro-híbrido de 48 volts e potência de 130 cv, oferecendo tração 4×4.
A versão Evolution inclui rodas de 17 polegadas, faróis em LED, ar-condicionado, câmera de ré, 6 airbags, controle de cruzeiro, sistemas de frenagem automática, alerta de mudança de faixa e sistemas de reconhecimento de sinalização. Já a versão Techno acrescenta freios a disco nas quatro rodas, faróis de neblina, carregamento sem fio para smartphones e acendimento automático dos faróis.
O que esperar dos novos mercados?
Os preços do novo Renault Duster 2025 começam em 1.249.000 liras turcas, o que equivale aproximadamente a R$ 214.000, em conversão direta. Após seu lançamento na Turquia, o modelo será comercializado nos mercados da África e Oriente Médio. No Brasil, onde o Duster é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o SUV não receberá esta nova geração tão cedo, visto que foi recentemente reestilizado.
- Comprimento: 4.343 mm
- Largura: 1.810 mm
- Altura: 1.656 mm
- Entre-eixos: 2.657 mm
- Capacidade do porta-malas: 472 litros
- Motores disponíveis: 1.0 TCe, 1.6 E-Tech, 1.2 TCe
- Versões: Evolution e Techno
- Preço inicial: 1.249.000 liras turcas (aproximadamente R$ 214.000)
O novo Renault Duster 2025 promete ser uma opção atraente para quem busca um SUV robusto e moderno, com as garantias e o visual da marca francesa. Aguardemos pela sua chegada a outros mercados e pelas impressões dos consumidores.