O Chevrolet Tracker da Stock Car fará sua primeira aparição durante a sexta etapa da Stock Car Pro Series, que acontece no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, nos dias 27 e 28 de julho. Este será o primeiro de três SUVs, de diferentes marcas, que irão assumir o grid da competição a partir da temporada do próximo ano.
O mais novo modelo da categoria será uma das atrações principais do fim de semana, atuando como carro-madrinha e puxando a fila do grid nas provas em Goiânia. Além disso, o veículo também será destaque em ativações na pista. Em seguida, o Tracker estará exposto e participará do Festival Interlagos, evento que será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, no mais famoso autódromo do Brasil.
Novo Chevrolet Tracker: A nova era da Stock Car
Para a temporada de 2025, a grande novidade da Stock Car é que os SUVs substituirão os sedãs após 45 anos de história. Na família Chevrolet, o Tracker sucederá o Cruze de competição, que acumulou oito anos e cinco títulos, encerrando um ciclo marcante da marca nas pistas. Essa história começou em 1979 com a etapa inaugural do campeonato e inclui modelos icônicos como Opala, Omega, Vectra, Sonic e Astra.
Qual é o propósito do projeto Audace SNG01?
O Tracker faz parte do audacioso projeto Audace SNG01, que visa elevar a competitividade dos pilotos e proporcionar mais emoção ao público com recursos avançados de engenharia, como a asa móvel em fibra de carbono e conectividade 5G. A expectativa é que esse novo capítulo do automobilismo brasileiro traga uma inovação nunca vista no país.
Características técnicas do Tracker Stock Car 2025
Homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, os novos carros da Stock Car 2025 foram criados pela Audacetech em colaboração com ArcelorMittal, IPT e SENAI. Alguns dos destaques técnicos do novo modelo incluem:
- Motor: Quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado com 500 cv de potência.
- Eletrônica: Motec e Fueltech.
- Câmbio: XTrac sequencial e semiautomático com seis marchas.
- Suspensão: Independente nas quatro rodas com amortecedores reguláveis Penske Racing.
- Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G com sensorização de diversas funções do carro.
- Freios: Discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq e pinças de competição AP Racing.
- Carroceria: Material compósito incluindo fibra de carbono, vidro e kevlar.
- Visibilidade: Câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira.
- Combustível: Gasolina Podium.
Quem são os rivais do Chevrolet Tracker na Stock Car?
O Chevrolet Tracker não estará sozinho na disputa. Seus rivais diretos na competição serão as versões adaptadas do Toyota Corolla Cross e do Mitsubishi Eclipse Cross, que também serão apresentados em breve. O Tracker foi escolhido como representante da Chevrolet na Stock Car para refletir o crescente desejo do consumidor por SUVs.
Quais os benefícios de usar o Tracker na Stock Car?
A introdução do Tracker na Stock Car não é apenas uma jogada de marketing; traz múltiplos benefícios tanto para a competição quanto para a marca. De acordo com Chris Rego, diretora de Marketing da GM América do Sul, essa mudança reforça a imagem de sucesso do Tracker, que é o utilitário esportivo líder de vendas na América do Sul.
Ficha técnica completa do Chevrolet Tracker Stock Car
- Motor: Audacetech 2.1L turboalimentado, 500 cv, 580 Nm.
- Peso: 1.100 kg.
- Câmbio: XTrac sequencial e semiautomático, seis marchas.
- Suspensão: Independente nas quatro rodas, amortecedores reguláveis Penske Racing.
- Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G.
- Freios: HipperFreios e pinças de competição AP Racing.
- Rodas: Mangels de 18 polegadas.
- Combustível: Gasolina Podium.
- Segurança: Estrutura tubular em aço com proteção antichama e estruturas laterais de absorção de impacto.
O futuro da Stock Car
A temporada de 2025 está sendo altamente antecipada, não só pelas mudanças nos veículos, mas também pelas inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas. Com a implementação da conectividade 5G e novos sistemas de segurança e performance, a expectativa é que a Stock Car continue a crescer e atrair ainda mais fãs para as pistas.