A AMD confirmou, na segunda-feira (22), que está preparando o lançamento de uma atualização de litografia para seus processadores baseados em Zen 5, que foram apresentados em junho. Os chips passarão a ser fabricados com um novo processo de 3 nanômetros, substituindo a atual tecnologia de 4 nanômetros.
As informações foram reveladas por Mike Clark, engenheiro de design de silício da AMD, em entrevista concedida ao site Tom’s Hardware. O especialista não divulgou uma janela de lançamento para a versão atualizada dos processadores com a nova litografia de 3 nanômetros, mas sugere que não demorarão a chegar ao mercado.
Quem vai produzir os processadores Zen 5 da AMD?
Os novos chips não tiveram a empresa responsável pela produção confirmada, mas acredita-se que a AMD mantenha a parceria com a TSMC, que fabrica seus processadores desde o lançamento da arquitetura Zen 2 em 2019. A nova litografia de 3 nanômetros provavelmente será usada nas linhas de hardware para desktops e notebooks.
Quando perguntado sobre o assunto, Clark respondeu que o maior desafio no desenvolvimento da arquitetura Zen 5 era lidar com duas litografias diferentes — projetar a CPU Zen 5 para funcionar tanto em processos de 4 nanômetros quanto 3 nanômetros. Ele explicou que essa flexibilidade era necessária no roteiro da empresa, mas também complicava o controle das tecnologias e recursos, já que algo que funcionava bem em 3 nanômetros podia não ser tão eficiente em 4 nanômetros.
Como funciona a litografia de 3 nanômetros?
Com o processo renovado, os processadores devem se tornar ainda mais rápidos e eficientes graças à maior densidade de transistores. A Intel também está preparando o lançamento de chips para notebooks com litografia de 3 nanômetros, especificamente os modelos da linha Core Ultra “Arrow Lake”.
Clark, que é considerado o “pai da arquitetura Zen”, liderou o desenvolvimento arquitetônico dos processadores da marca desde a primeira geração do Ryzen. Este produto é muitas vezes atribuído como o que ajudou a evitar a falência da AMD durante uma crise na primeira metade dos anos 2010. Clark também comentou sobre os núcleos “c” — como os núcleos baseados em Zen 4c e Zen 5c, afirmando que esse design híbrido chegará em breve aos seus chips para desktops.
Quando a AMD vai lançar os novos processadores ZEN 5?
Embora já anunciados, os novos processadores da marca — Ryzen 9000 (desktops) e Ryzen AI 300 (notebooks) — ainda não têm uma data oficial para estrear no mercado. Vazamentos sugerem, no entanto, que os chips para desktops chegarão às lojas em 31 de julho de 2024.Alguns pontos importantes sobre a atualização Zen 5:
- Novos processadores serão fabricados com tecnologia de 3 nanômetros.
- Possível continuidade da parceria com a TSMC para produção.
- Melhorias em velocidade e eficiência graças à nova litografia.
- Chegada dos núcleos “c” em breve para desktops.
- Data vazada sugere lançamento dos Ryzen 9000 em 31 de julho de 2024.
Os avanços na tecnologia de litografia são cruciais para manter a competitividade da AMD no mercado de processadores. Com a atualização para 3 nanômetros, a empresa não só promete melhorar a performance de seus produtos, mas também se posiciona estrategicamente frente à concorrência, como a Intel.
Nos resta aguardar os lançamentos e ver como essas inovações afetarão o dia a dia dos consumidores e o mercado de tecnologia como um todo.