Nesta terça-feira (23), o Ibovespa opera em baixa de 0,24%, aos 127.554,16 pontos. Ontem, o índice brasileiro oscilou durante o pregão mas se manteve firme e finalizou com uma leve alta, batalhando pelos 128 mil pontos.
O mercado fica à espera do detalhamento do contigenciamento de R$ 15 bilhões do Orçamento deste ano, enquanto no exterior, a atenção se volta para a temporada de resultados nos EUA.
No cenário local, na próxima semana, o detalhamento do Orçamento será divulgado na próxima semana, e no âmbito político, o Conselho Monetário Nacional (CMN), se reúne a partir das 15h. Vale lembrar que esse conselho é formado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Nos Estados Unidos, o dia é de agenda vazia, então, os investidores aguardam os resultados de Tesla e Alphabet, que serão divulgados após o fechamento do mercado, dando início à temporada de balanços do grupo conhecido como as “Sete Magníficas” do mercado de ações.
Outro fator ainda é a desistência do Biden e o desenrolar dessa história. Assim, os índices futuros em Wall Street operam em baixa nesta manhã.
Na Europa, os principais índices do continente operam em alta, uma vez que os investidores estão concentrado nos balanços, e no exterior, o cenário político nos EUA permanece em destaque.
Por fim, na Ásia, os principais índices fecharam o pregão sem direção única, com Wall Street registrando ganhos e em meio à avaliação de que os últimos estímulos monetários de Pequim são insuficientes para impulsionar a economia.