Enquanto aguardamos ansiosamente a novidade no Brasil, a Europa já desfruta do lançamento da última geração do Dacia Duster. Com revisões estéticas notáveis e aprimoramentos em sua motorização, essa nova versão, denominada Extreme Hybrid 140, promete um novo patamar de eficiência e design no segmento de SUVs.
O SUV que já era popular por seu desempenho robusto, agora traz uma estética mais moderna e agressiva, com linhas retas e uma menor área envidraçada, sem perder a sua essência aventuresca. Essas mudanças não apenas redefinem a aparência do Duster, mas também influenciam a experiência de condução, conferindo um domínio elevado sobre o asfalto, embora com uma visibilidade ligeiramente restrita.

Por que a nova Dacia Duster Hybrid é tão especial?
O coração desta renovação está na tecnologia que ele abriga. Montado sobre a plataforma CMF-B da Renault, altamente versátil, o novo Duster pode vir equipado com diversas configurações de motorização, adaptando-se facilmente às exigências de diferentes mercados. Na Europa, por exemplo, a variante testada vem com um sistema híbrido potente, combinando um motor a gasolina de 1.6 litros com outro elétrico, alcançando um total de 140 cavalos de potência.
Quais são as melhorias em desempenho e eficiência?
O Dacia Duster Extreme Hybrid 140 promete ser uma escolha acertada para quem busca eficiência. Projetado prioritariamente para o ambiente urbano, este SUV híbrido alcançou uma impressionante marca de 18 km/l em testes de estrada a 90 km/h. Sua dirigibilidade também foi aprimorada com uma direção mais leve, proporcionando uma sensação agradável mesmo em curvas fechadas.
Inovações e conforto a bordo da Dacia Duster
A cabine sempre foi um dos pontos fortes do Duster, e com este modelo não é diferente. A sensação de espaço foi aumentada, especialmente em termos de largura e espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Os ajustes práticos no volante e nos assentos facilitam encontrar uma posição de condução ideal, oferecendo alto grau de conforto e visibilidade—uma melhoria bem-vinda especialmente para os motoristas mais altos.
- Assistência em direção: Apesar de alguns sistemas ADAS avançados ainda estarem ausentes, o veículo inclui frenagem de emergência automática e assistente de faixa.
- Capacidade Off-road: Com um sistema de tração 4×4 melhorado e o HDC (assistente de descida), o Duster mantém sua aptidão para aventuras fora de estrada.
- Interiores e ergonomia: Detalhes como um volante redesenhado e comandos físicos para funções importantes como o ar-condicionado continuam presentes, aprimorando a usabilidade geral.
Embora com muito a oferecer, o retorno deste inovador Duster ao Brasil ainda é incerto. Aspectos como estratégias de mercado e custos serão determinantes para a Renault decidir trazer esta versão híbrida ao país. A expectativa, entretanto, permanece alta entre os fãs da marca.