Os entusiastas do automobilismo e consumidores atentos ao mercado de SUVs têm motivos de sobra para ficarem animados. O lançamento do novo Citroën Basalt no Brasil, que já teve sua produção iniciada em junho deste ano, promete trazer novidades consideráveis para os consumidores. As expectativas são altas, e o modelo já foi visto em testes por aqui, despertando curiosidades quanto às adaptações e inovações que apresentará.
Na Índia, o SUV cupê da Citroën já está em plena produção, com a previsão de chegada ao mercado já no início de agosto. Entretanto, os brasileiros terão que aguardar um pouco mais, pois a estreia por aqui ocorrerá somente algumas semanas após a apresentação no país asiático, com previsão para o segundo semestre de 2024.

O que já sabemos sobre o Citroën Basalt?
O Citroën Basalt chegará ao mercado brasileiro com a promessa de ser um forte concorrente no segmento de SUVs. Esta categoria, já bastante disputada, poderá ver um novo líder em termos de custo-benefício e inovações tecnológicas aplicadas. O modelo será fabricado na planta da Stellantis em Porto Real, Rio de Janeiro, a mesma fábrica que já produz os modelos Citroën C3 e Aircross.
Quais são as características técnicas do Citroën Basalt?
O novo SUV terá um design interior quase idêntico ao dos seus “irmãos” hatch e SUV, porém com algumas melhorias significativas em ergonomia e conforto. Mais notavelmente, o console central foi elevado e a alavanca de câmbio reposicionada para uma altura mais ergonômica, além de novo porta-objetos entre os assentos, elevando o padrão de conforto para o motorista e passageiros.
Quais melhorias adicionais podemos esperar?
Os passageiros do banco traseiro terão motivos para comemorar, já que o modelo incluirá saídas de ar-condicionado dedicadas para a segunda fileira e duas portas USB para carregamento de dispositivos móveis. Além disso, uma mudança notável é a relocação dos botões de acionamento dos vidros para as portas, um pedido frequente nos modelos anteriores.
- Motorização: O Basalt deve vir equipado com o motor 1.0 turboflex GSE de três cilindros, oferecendo até 130 cv de potência com etanol.
- Câmbio: A expectativa é que o SUV tenha um câmbio CVT com sete marchas simuladas, proporcionando uma experiência de condução suave e eficiente.
- Preços competitivos: Considerando a concorrência, estima-se que o Citroën Basalt tenha preços variando entre R$ 110 mil e R$ 140 mil, colocando-o como uma opção atraente em qualidade e preço.
Com essas características, o Citroën Basalt não só promete melhorar a experiência de condução e conforto, mas também estabelecer um novo padrão de valor no mercado de SUVs médios. Tanto os aficionados por carros como o consumidor comum têm grandes expectativas para este lançam