No último episódio do “Papo de Dinheiro”, Fábio Fares, especialista em análise macro, compartilhou sua trajetória e insights sobre educação financeira, gestão de recursos e investimentos no exterior. Fares discutiu a importância de planejar o futuro financeiro e como qualquer pessoa pode começar a investir, mesmo com pouco capital.
Trajetória Profissional de Fábio Fares

Fábio Fares iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1998, trabalhando em corretoras e bancos no Brasil e nos Estados Unidos. Ele vive com sua família nos EUA desde 2014. Após a pandemia, Fares decidiu se aventurar no mundo digital e atualmente colabora com o Grupo Primo, oferecendo cursos de investimentos no exterior e gerenciando uma gestora de recursos.
Importância da Educação Financeira
Fares enfatizou que a educação financeira deve ser parte integral da vida de todos para evitar problemas futuros. “A maior lição que a gente pode aprender é que um dia a vida te cobra conta”, afirmou. Dessa forma, ele também destacou a necessidade de mudar a mentalidade em relação ao dinheiro, incluindo a prática de poupar e investir para garantir segurança financeira.
Gestão Financeira e Controle de Gastos
Fares compartilhou sua experiência de reavaliar suas finanças, utilizando planilhas simples para controlar despesas e identificar gastos desnecessários. “No primeiro mês que eu fui olhar direito, eu vi que tinha mais de 15 despesas de Apple mensal no meu orçamento”, disse ele, destacando a importância de entender para onde o dinheiro está indo.
Investimentos no Exterior
Fares argumentou que é essencial para os brasileiros terem exposição a moedas fortes, como o dólar, para preservar o poder de compra a longo prazo. Ele explicou que investir no exterior é simples e acessível, mesmo para quem tem pouco capital inicial. “Você começa com 5 dólares e já pode comprar uma fração de um fundo que vai te expor às 500 maiores empresas dos Estados Unidos”, explicou Fares.
Diversificação e Educação Continuada
Em suma, Fares reforçou a importância da diversificação dos investimentos e da educação financeira contínua. Além disso, ele oferece cursos para ensinar sobre investimentos no exterior e destacou a necessidade de estar sempre buscando melhorar e aprender mais sobre o mercado financeiro. “Invista no seu conhecimento, pois ele será o seu maior aliado a longo prazo”, concluiu.