Nos últimos anos, tem crescido a discussão sobre o consumo de laticínios e seus supostos efeitos sobre o corpo humano. Entre mitos e verdades, a nutricionista Cris Perroni, especialista em nutrição esportiva e clínica, esclarece algumas dúvidas recorrentes a respeito do papel dos laticínios na dieta.
Um ponto importante que merece destaque é a crença de que o consumo de leite e derivados poderia causar inflamação corporal. Estudos científicos, como o realizado em 2019, apontam que isso é apenas um mito, principalmente entre adultos saudáveis e aqueles que enfrentam condições como sobrepeso, Síndrome Metabólica ou diabetes tipo 2.

Quais são os Benefícios dos Laticínios?
Além de derrubar o mito da inflamação, é fundamental destacar os nutrientes essenciais presentes no leite e seus derivados. Estes incluem proteínas, cálcio, vitaminas A e B12, todos cruciais para diversas funções do organismo, desde a construção muscular até a manutenção da saúde óssea e visual.
Laticínios são realmente necessários em nossa dieta?
Segundo diretrizes de entidades de saúde renomadas como a American Heart Association, o consumo de laticínios, especialmente nas versões mais magras como o leite desnatado e o iogurte natural, pode ser muito benéfico. Eles ajudam a controlar os níveis de LDL (o “mau” colesterol), a pressão arterial e são aliados na prevenção de doenças como osteopenia e osteoporose.
Cuidados e contraindicações no consumo de laticínios
Apesar dos muitos benefícios, há casos em que o consumo de laticínios pode necessitar de atenção. Pessoas com intolerância à lactose podem optar por versões sem lactose, embora devam fazer isso gradativamente para testar sua tolerância. Além disso, indivíduos alérgicos à proteína do leite devem evitar completamente esses produtos, substituindo-os por alternativas vegetais como bebidas e queijos à base de plantas.
Portanto, excetuando-se casos de alergias e intolerâncias específicas, incluir leite e derivados na dieta pode trazer diversos benefícios à saúde. Assim como qualquer outro grupo alimentar, o importante é o consumo balanceado e integrado a um estilo de vida saudável.