Nesta quinta-feira (18), o Ibovespa inicia sua sessão em leve queda de 0,29%, aos 129.072,49 pontos. O índice brasileiro mira ultrapassar a projeção dos 130 mil pontos.
O mercado fica de olho na reunião de Lula com equipe econômica e analisa a divulgação do BCE e os pedidos de seguro-desemprego nos EUA.
No cenário local, os investidores estão à reunião do presidente Lula (PT) com ministros da área econômica, em dia de divulgação pelo Ministério da Fazenda de grade de parâmetros macroeconômicos.
Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (18) que os novos pedidos de seguro-desemprego subiram para 243 mil na semana encerrada em 13 de julho. O número ficou acima das expectativas do mercado que esperava 230 mil pedidos.
Além disso, o resultados da Netflix e falas de membros Fed são destaques no pregão desta quinta-feira nos EUA. Assim, os índices futuros em Wall Street operam de forma mista.
Na Europa, o Banco Central Europeu decidiu deixar a taxa de juros inalteradas a 4,25%. Outro fator divulgado foi a Taxa de empréstimos, que foi mantida em 4,50%, e a taxa de depósito em 3,75%.
Somando isso com as preocupações sob as fabricantes de chips darem ontem ao Nasdaq seu pior dia desde dezembro de 2022, os principais índices do velho continente operam em leve baixa nesta manhã.
Por fim, na Ásia, os principais índices do continente fecharam de forma mista, com os investidores preocupados com as ações de tecnologia em Nova York ontem e também aguardando o resultado de uma reunião de líderes chineses.