Nesta quarta-feira (17), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,05%, aos 129.042,60 pontos. O índice brasileiro mira os 130 mil pontos, mas vê a chance ficar ameaçada no dia de hoje.
O mercado fica no aguardo da divulgação do ‘Livro Bege’, uma vez que os investidores voltam a atenção para o buscar sinais sobre a trajetória de juros.
Nos Estados Unidos, já foi divulgado nesta manhã que o setor Imobiliário dos EUA Registra Alta de 3,0% na Construção de Imóveis Novos em Junho, enquanto as Licenças de construção também aumentam 3,4%.
Além disso, os investidores ficam no aguardo da divulgação da Produção Industrial americana e o livro Bege, que trará visão do Federal Reserve (Fed) sobre as condições econômicas em diferentes regiões do país.
Assim, os índices futuros em Wall Street operam em baixa nesta manhã.
No cenário local, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou nesta quarta-feira (17), que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) teve variação de 0,45% em julho, desacelerando ante os 0,83% observados em junho.
No âmbito político, o presidente Lula tem nesta manhã de quarta-feira, reunião com os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Defesa, José Mucio; e da Fazenda, Fernando Haddad.
Na Europa, o escritório de estatísticas da União Europeia, o Eurostat, divulgou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 2,5% em junho, ante 2,6% em maio. O indicador europeu veio em linha com a expectativa de analistas consultados.
Com isso, e somando o peso das ações de tecnologia, os principais índices do velho continente operam em baixa nesta manhã.
Por fim, na Ásia, os principais índices do continente terminaram sua sessão em baixa, com os investidores à espera de possíveis estímulos de uma reunião de líderes chineses que está em andamento.