Na próxima semana começa mais um ciclo de divulgação dos resultados de mais de 100 empresas listadas na B3 no segundo semestre de 2024. Os investidores organizam as carteiras de investimentos e ajustam as expectativas.
O início da temporada de balanços do 2T24 está previsto para 22 de julho, com a publicação das demonstrações financeiras do Carrefour Brasil (CRFB3). No dia 24, as atenções se voltam para a primeira divulgação de resultados do setor bancário, liderada pelo Santander Brasil (SANB11). No dia seguinte, a Vale volta aos holofotes com o balanço financeiro do 2T24.
A publicação da mineradora ocorre em meio a novas etapas do processo de sucessão do presidente da companhia, que se arrasta desde o ano passado. Nesta semana, o conselho de administração da Vale recebeu uma lista de possíveis representantes para o cargo de CEO.
Apesar de a Vale prometer agitar a temporada de balanços do 2T24, a safra de resultados ganhará tração na primeira semana de agosto, quando serão realizadas a maior parte das divulgações das grandes empresas da B3. A temporada começa com a publicação do Bradesco (BBDC4), na segunda-feira (5), antes da abertura dos mercados. Em seguida, serão conhecidos os resultados financeiros do Itaú Unibanco (ITUB4) e do Banco do Brasil (BBAS3), nos dias 6 e 7 de agosto, respectivamente. A Petrobras (PETR4) também divulgará o balanço do 2T24 na primeira semana de agosto.
Dividendos e JCP
Além dos resultados financeiros, o mercado aguarda informações sobre o pagamento de dividendos e JCP (Juros sobre Capital Próprio), que serão detalhadas nos relatórios das empresas. Geralmente é na conferência dos resultados que os acionistas conseguem sabem quando vão receber valores extras na conta.