O ano de 2024 começou com uma notícia importante para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): uma ampla revisão de benefícios previdenciários foi anunciada pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi. De acordo com o governo, esta revisão é essencial para validar a continuidade dos pagamentos dos benefícios temporários e outros programas sociais.
A revisão programada pelo INSS visa principal acertar as inconsistências e garantir a justiça na distribuição dos recursos públicos. Beneficiários de todo o Brasil devem ficar atentos às convocações e aos procedimentos necessários para comprovação de sua elegibilidade ao recurso que recebem.

Por que a revisão dos benefícios do INSS é necessária?
Desde 2019 não ocorriam verificações regulares como esta, o que permitiu o acumular de muitos casos não verificados. Pell regra geral, a revisão do INSS é uma prática comum realizada a cada dois anos com o propósito de ajustar e corrigir pagamentos, evitando fraudes e erros que possam onerar o sistema previdenciário. Este ano, o foco está nos benefícios temporários concedidos há mais de dois anos, requerendo uma nova perícia médica.
Quais benefícios do INSS serão revistos?
Auditores realizaram uma triagem inicial que apontou cerca de 800 mil pessoas submetidas à revisão. Benefícios por incapacidade temporária, normalmente atribuídos àqueles incapazes de trabalhar devido a problemas de saúde, são os principais alvos desta operação. No entanto, outros benefícios e programas sociais, como o Bolsa Família, também passarão por avaliação!
Como proceder se seu benefício for chamado para revisão do INSS?
- Verifique as notificações: Mantenha suas informações de contato atualizadas junto ao INSS e fique atento às correspondências ou mensagens eletrônicas.
- Documentação necessária: Prepare todos os documentos médicos e legais que comprovem a necessidade do benefício.
- Agende sua perícia: Se for necessário passar por uma nova perícia médica, agende sua consulta o quanto antes possível pelo canal Meu INSS ou pelo telefone 135.
- Assistência jurídica: Se sentir necessidade, busque a orientação de um advogado especializado em direito previdenciário.
É fundamental enfrentar esse processo com seriedade e organização, pois a falta de resposta ou a não apresentação de documentos pode resultar na suspensão ou no cancelamento do benefício. No entanto, o governo assegura que o processo será realizado de maneira gradual para evitar uma sobrecarga no sistema e garantir que todos sejam adequadamente atendidos.