Nesta terça-feira (16), o Ibovespa iniciou sua sessão em alta de 0,12%, aos 129.472,88 pontos. O índice brasileiro está invicto em julho e recuperou os 129 mil pontos ontem.
O mercado aguarda novas pistas sobre a economia dos EUA e sobre o futuro dos juros no Brasil.
No cenário local, os investidores atentos a falas do diretor de Política Monetária do Banco Central brasileiro e também o projeto de reoneração gradual da folha de pagamento no plenário do Senado.
Além disso, o presidente Lula concede entrevista à TV Record, enquanto a empresa Vale divulga seu relatório de produção do segundo trimestre após o fechamento do mercado.
Nos Estados Unidos, o departamento de comércio dos Estados Unidos, divulgou que as vendas no varejo em junho se mantiveram estáveis em relação ao mês de maio, surpreendendo positivamente o mercado, que esperava uma queda de 0,3%.
Outro dado também divulgado pelo departamento foi que os preços de bens exportados em junho dos Estados Unidos caem 0,5%, mais forte do que a expectativa de queda de 0,1%.
Assim, os índices futuros em Wall Street operam em alta nesta manhã.
Na Europa, o escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgou que a zona do euro apresentou superávit comercial de 12,3 bilhões de euros em maio. Na comparação mensal, as exportações do bloco caíram 2,6% em maio, enquanto as importações diminuíram 0,1%.
Com isso, os principais índices do velho continente operam em baixa.
Por fim, os principais índices asiáticos fecharam em sua maioria no azul, após mais uma rodada de ganhos em Wall Street ontem, mesmo com os recentes dados fracos da China tenham limitado o apetite por risco.