O trader André Machado, conhecido como Ogro de Wall Street, participou de uma entrevista no programa BM&C News, onde discutiu a recente alta do Ibovespa e os desafios econômicos que o Brasil enfrenta. Machado destacou que, embora o Ibovespa tenha subido em 16 dos últimos 18 pregões, essa alta pode ser enganosa devido ao baixo volume de negociações.
“Estamos vendo uma alta com muito pouco volume, o que pode gerar sinais técnicos falsos”, afirmou Machado, que é CEO do Projeto 10%. Ele explicou que esse tipo de alta pode ser considerada “fake”, pois aumentos de 0,2% a 0,3% entram na conta de alta, mas não refletem uma movimentação robusta no mercado.
Outro ponto abordado foi o impacto do dólar, que recentemente atingiu R$5,70. Segundo Machado, essa valorização do dólar permitiu que investidores estrangeiros comprassem mais ações brasileiras, já que puderam trocar seus dólares por mais reais. Ele, no entanto, destacou que não acredita na tese de que o Ibovespa está barato em dólar como um argumento para a compra de ações.
Machado também chamou a atenção para os desafios fiscais que o Brasil enfrenta. As críticas ao Banco Central por parte do presidente geram incertezas, elevando o dólar e a inflação. Ele enfatizou que o aumento do preço dos combustíveis e de produtos de cesta básica, que são commodities internacionais, contribuem para o cenário inflacionário no país.
Nos Estados Unidos, Machado observou uma discrepância entre o desempenho do Dow Jones e do S&P 500, com este último sendo impulsionado por poucas ações de tecnologia. Ele ressaltou que essa diferença pode distorcer a análise da economia americana.
Por fim, Machado discutiu a possibilidade de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed). Embora alguns analistas apostem em mais de um corte ainda este ano, Machado expressou ceticismo. “Não acredito nos três cortes hipótese alguma, muito menos agora”, disse ele, destacando a importância de ancorar as expectativas através de uma comunicação clara do Fed.
Veja o que ele disse aqui: