A inflação ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos surpreendeu ao registrar uma queda de 0,1% em junho, em comparação com o mês anterior. Este resultado veio após o índice ter se mantido estável em maio, conforme dados ajustados sazonalmente divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (11). A inflação anual desacelerou de 3,3% para 3,0% no período de 12 meses.
Os dados de junho ficaram abaixo das expectativas do mercado. O consenso de analistas da LSEG previa uma alta de 0,1% na leitura mensal e uma inflação anual de 3,1%. No entanto, a realidade mostrou um desempenho ainda melhor, trazendo alívio aos consumidores e investidores.
Núcleo da Inflação Também Mostra Sinais Positivos

O núcleo da inflação, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, subiu 0,2% em junho, após um aumento de 0,3% em maio. Na base anual, o núcleo da inflação registrou um crescimento de 3,4%, comparado com os 3,6% do mês anterior. Esta é a menor taxa anual desde abril de 2021, um sinal encorajador para a economia americana.
Impacto Econômico e Expectativas Futuras
A queda na inflação ao consumidor pode ter vários impactos positivos na economia dos Estados Unidos. Uma inflação mais baixa pode levar a um aumento no poder de compra dos consumidores, estimular o consumo e, por consequência, ajudar no crescimento econômico. Além disso, os dados podem influenciar as decisões de política monetária do Federal Reserve, que pode optar por manter ou reduzir as taxas de juros para continuar incentivando a economia.