Segundo a análise de Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, o Ibovespa foi impactado positivamente pelos dados do IPCA, que era o principal indicador do dia, e que veio abaixo do esperado e também com alta menor em relação ao mês passado. O dado subiu 0,21% quando a expectativa era de alta de 0,32% após uma alta de 0,46% no mês de maio.
Isso deu um ânimo para a bolsa e, principalmente, para os juros futuros e para o dólar, que caíram em virtude disso. É muito positivo para a gente ver indicadores assim. Junto com isso, a gente também teve o discurso do Powell, presidente do Banco Central Americano, do FED. Aquele mesmo discurso sempre, que fala muito, mas no final não pode dizer claramente nada, porque é um momento de batalha pré-eleitoral E mesmo com o FED tendo autonomia lá fora, acabam não falando nada de muito novo.

Investidores em compasso de espera para a divulgação dos dados de CPI, inflação nos Estados Unidos. Esse sim é o principal drive da semana e que pode mexer de fato com o mercado, além de dar uma clareada em relação a possíveis rumos do FED em relação ao corte de juros nos EUA.
Com a queda nos juros futuros refletindo um IPCA abaixo do esperado e que foi visto de forma muito positiva, empresas do setor de construção e varejo sobem. Nesse contexto, entre as principais altas, temos CYRE3 e EZTC3. Magalu também sobe não apenas refletindo a queda nos juros futuros, como também por conta da elevação de recomendação de neutra para compra pelo banco Safra.
Entre as quedas, também está a CMIG4, que cai devido à retomada de discussão sobre uma possível federalização da companhia no plano de reestruturação da dívida do Estado de Minas Gerais com a União.
Na esteira da queda do dólar, caem também as empresas de celulose e exportadoras que se prejudicam com a queda da moeda como Suzano e Klabin. O setor tem a maior parte da receita dolarizada e acaba sendo mais impactado. Vale também se destaca entre as quedas acompanhando a queda do minério de ferro lá fora.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:
- Ibovespa: 127.218,24 (+0,09%)
- S&P 500: 5.633,81 (+1,02%)
- Nasdaq: 18.647,45 (+1,18%)
- Dow Jones: 39.721,10 (+1,09%)
- Dólar: R$ 5,41 (-0,04%)
- Euro: R$ 5,86 (+0,11%)