Segundo a análise de Felipe Castro, planejador financeiro e sócio da Matriz Capital, o principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa operou puxado pelas quedas de Vale, principal ação do índice, que cai. A queda de VALE3, contudo, não reflete o humor do mercado como um todo, com Itaú e Banco do Brasil puxando o índice em direção contrária, com altas.
Em outras palavras, o mercado opera sem direção clara na sessão e o índice reflete a distribuição de altas e baixas conforme o peso dos ativos que o compõem.
A ata da decisão do Copom de manter a meta da taxa Selic em 10,5% ao ano reitera a abordagem conservadora da autoridade monetária. A postura do comitê é vista, na minha visão, como vital para contrabalançar a postura perdulária do governo. Os juros persistentemente altos, contudo, fazem peso na bolsa brasileira na medida em que desincentiva o fluxo de capitais da renda fixa para a renda variável, o que levaria à alta das ações e, com elas, do índice.

Entre as maiores altas da bolsa brasileira, temos Localiza, WEG e Arezzo.
A ausência de noticiário relevante para RENT3, WEGE3 e ARZZ3 evidencia que as altas refletem basicamente o fluxo de mercado, ou seja, o ponto de equilíbrio entre compradores e vendedores ao longo do pregão.
Entre as maiores quedas observadas, temos Petz, Vamos e Locaweb. PETZ3 sofre com a volatilidade provocada por sua fusão com Cobasi. VAMO3, por sua vez, recentemente chegou a patamares abaixo de seu IPO, há 3 anos, causado pelo excessivo endividamento da companhia em sua expansão aliado à persistente alta da taxa de juros. Já LWSA3 segue em tendência de baixa observada em 2024 em função de seus resultados que têm decepcionado o mercado.
O dólar opera em alta em aparente movimento de equilíbrio após baixa de mesma magnitude ontem, considerando que não há noticiário relevante nas últimas horas.
Já os juros futuros operam estáveis, indicando manutenção do DI diante da inalteração do cenário macroeconômico.
Confira os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 122.331,39 (-0,25%)
- S&P 500: 5.469,36 (+0,39%)
- Nasdaq: 17.717,65 (+1,26%)
- Dow Jones: 39.112,43 (-0,76%)
- Dólar: R$ 5,45 (+1,19%)
- Euro: R$ 5,85 (+0,96%)