Nesta sexta-feira (07), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,90%, aos 121.789,51 pontos. Ontem, o índice brasileiro conseguiu subir após seis quedas seguidas e recuperar os 122 mil pontos.
Os investidores reagem aos indicadores de emprego nos Estados Unidos, divulgados nesta manhã.
No cenário norte-americano, foi publicado que o relatório de empregos (Payroll) dos Estados Unidos revelou um surpreendente aumento na criação de postos de trabalho em maio, com 272 mil novas vagas adicionadas, superando amplamente o consenso do mercado que previa a criação de 185 mil empregos.
Além disso, a taxa de desemprego nos Estados Unidos para o mês de maio ficou em 4%, ligeiramente acima da previsão de 3,9%. Embora o mercado de trabalho continue a mostrar sinais de robustez, com a criação de 272 mil novos postos de trabalho superando as expectativas de 185 mil.
Esses dados influenciam o Ibovespa e também aos futuros em Wall Street, que nesse momento operam em alta.
No cenário local, além dos dados americanos, as atenções são voltadas também para novas falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Na Europa, a Agência de estatística da União Europeia divulgou nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,3% no primeiro trimestre de 2024 ante o quarto trimestre de 2023. Na comparação anual, o PIB do bloco teve expansão de 0,4% entre janeiro e março.
Assim, reagindo aos dados locais e do exterior, os principais índices europeus operam no vermelho nesta manhã.
Na Ásia, os principais índices fecharam de forma mista, após dados mistos da balança comercial chines e à espera dos dados de emprego nos Estados Unidos.